Temas

sexta-feira, 27 de junho de 2014


Traço de Leão, Olho de Lince, Mãos do Diabo


Paulo Caruso


(Paulo Caruso, o ilustrador, cartunista, quadrinista, caricaturista e  - entre os profissionais da área, um top de lista - enviou ao Lavralivre sua charla sobre o grande desenhista Jayme Leão, falecido este ano em Sampa. Leiam aí. E de quebra vejam a ilustração do “The Lion” que PC mandou junto.  - JAS).

 
Nássara dizia de Trimano que seu nome explicava sua arte: “Tri-Mano, Três Patas, Três Mãos!”. Fortuna chamava  Jayme Leão de “Mãos do Diabo”.

Mais do que suas mãos, sempre me surpreenderam seus olhos, a argúcia de um lince à espreita da presa. No meu caso, a primeira dessas presas que vi, entre assombrado e arreganhado pela ousadia desse olhar, foi a figura do comandante Fidel Castro se entregando à uma publicidade a época , escanhoando a sua simbólica e eterna barba com as recém-lançadas lâminas platinum - plus.

Mais do que uma imagem, um conceito. Era a imagem da capa do “Ex” n° 13, borboleta 13. Esse jornal, de duração efêmera como todos os jornais da imprensa nanica, questionava o conceito de verdade de esquerda, abria uma brecha pra que não apenas os editores de texto, os tiranos das “pretinhas” comandassem o produto final, mas também os fotógrafos, os desenhistas, os loucos e poetas opinassem no veículo que botávamos nas ruas.

E olhem que estávamos debaixo da ditadura escancarada, como diria Élio Gaspari, plenos anos 70, Médici na cabeça.

Àquela época não se pensava em Lula pra Presidente e muito menos usava-se Photoshop, Corel Draw e outros programas que tornaram a vida dos editores de arte e desenhistas essa moleza de hoje em dia.

O Jayme Leão pegava o bicho na unha, pra ele nada era impossível.

Com essas mãos ele se vira em qualquer lugar lá em cima...

 
                                                                                                         

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Livro


Quadrinho por quadrinho, oitenta anos de sindicalismo e transformação social

José Antônio Silva

A maestria formal das ilustrações que retratam a Porto Alegre das primeiras décadas do século XX é, provavelmente, o que mais desperta a atenção de quem tem nas mãos “Sindibancários – Uma História de Luta em Quadrinhos”. Mas o registro gráfico preciso, a recuperação visual da capital dos gaúchos e de alguns de seus principais personagens históricos, está, no caso, a serviço de um conteúdo político. Como o nome indica, o primeiro volume do livro em quadrinhos, lançado em maio último pelo Sindicato dos Bancários/RS, recria três décadas cruciais para a categoria e para toda a organização dos trabalhadores do RS e do Brasil, entre 1933 e 1963.
 
O roteiro bem costurado, de Paulo Cesar “Foguinho” Teixeira, conduz o leitor tanto pelos movimentos iniciais que culminaram na criação do Sindicato quanto pelos intrincados contextos político, histórico, comportamental e cultural da época. Através do texto de Teixeira, do desenho de Vasques, o leitor pode ver em panorâmica a construção do Viaduto Otávio Rocha (muito mais conhecido como “Viaduto da Borges”), que até hoje traz orgulho aos portoalegrenses.

Conquistas
A reunião de fundação do Sindicato (com ata assinada no dia 18 de janeiro de 1933), assim como a primeira greve de bancários e bancárias, um ano depois, estão no livro. Também conquistas cruciais dos trabalhadores – como a criação da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, da CLT, das férias remuneradas, etc., promulgadas pelo então ditador Getúlio Vargas - estão lá. Assim como a desconfiança dos bancários nas benesses vindas de um governo autoritário.  

Desfilam pelas páginas da HQ (em preto e branco, hachuras e aguadas de nanquim), além de Vargas e suas contradições, figuras como Jango Goulart, Leonel Brizola, Carlos “Corvo” Lacerda, o humorista e militante comunista Barão de Itararé, entre outros. Podemos ter uma ideia do panorama político conturbado do país, sempre ameaçado por conspiratas e golpes.

Rede da Legalidade
Esta história quadrinizada do Sindibancários, nos seus 80 anos - inspirada no livro coletivo “Banco não dá bom dia”, de 2008, fruto de oficina literária conduzida por Alcy Cheuiche – termina seu primeiro volume com a volta de João Goulart ao poder.  Teixeira e Edgar Vasques, para tanto, relatam a tentativa golpista de 1961, frustrada pela ação corajosa do governador Leonel Brizola e a sua “Rede da Legalidade”.

Mas, como está provado, a História não acabou. Nem na política nem nesta sintética versão quadrinizada. E já aguardamos o novo volume da obra, quando o sindicalismo – e seu contexto – sofrem longos 21 anos de perseguição, arbítrio e censura, assim como participam ativamente da redemocratização do país. Valorizando ainda mais esta obra, é importante lembrar que o Sindicato dos Bancários do RGS, em especial, ajudou a forjar lideranças políticas como Olívio Dutra e Tarso Genro, que seguem na luta por uma sociedade ainda mais igualitária e mais justa.


Ficha técnica:
“SindBancários – 1933-1963 – Uma História de Luta em Quadrinhos”
34 páginas
Roteiro: Paulo Cesar Teixeira
Ilustração: Edgar Vasques
Capa/Projeto gráfico: Fernando Jorge Uberti
Revisão: Daiane Cerezer
Editor: Moah Souza

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mídia 2014 – Chorando para não rir

José Antônio Silva

Imprensa brasileira atravessa fase de completa esquizofrenia. Seus
setores de Esportes e Marketing (hoje, praticamente uma coisa só) vivem explosão de investimentos, megadivulgação, promoção dos jogos, jogadores (vida e obra), Felipão, comissão técnica (o prato predileto do Murtosa, por exemplo), especialistas, etc – num clima de euforia e indisfarçável “Vamos lá, Brasil - sil - sil”.

Já os editores de Política, Geral, Economia, etc., têm ordem (expressa ou subentendida) de baixarem o pau direto no Governo Federal, na Dilma, na inflação “fora de controle”, na corrupção da Copa, nas obras que não ficaram prontas em tempo (sobre as que ficaram – desmentindo-os - apenas silêncio ou cobertura discreta). Mostram detalhada e continuamente as manifestações contra o evento (e as passeatas oportunas de sindicatos que fazem suas greves, como a dos transportes, num momento chave). 

A contradição não pára por aí. A mídia tem imensos interesses econômicos objetivos na divulgação da Copa do Mundo, seus jogos, seus “heróis”, mas têm, também, imensos interesses políticos em continuar desconstituindo o governo petista. Então ela alterna – às vezes em seqüência direta – uma matéria sobre a euforia de torcedores com outra de militantes raivosos espumando de raiva contra a Copa e repetindo chavões sobre “hospitais padrão Fifa”.

Dados gerais – superinvestimentos na construção da infraestrutura em todo o país (inclusive hospitais) – ou a explicação básica de que recursos para a educação e saúde, por exemplo, não são prejudicados por obras da Copa - são esquecidos nestas matérias.

Enfim: a imprensa tem que fustigar o governo petista utilizando o mote da Copa, criando um clima de terra arrasada. Mas praticamente ao mesmo tempo, ou no minuto seguinte, precisa levantar o mesmo astral que ela ajudou a baixar, e logo passa a mostrar gente sorrindo, vibrando com as possibilidades da Seleção, etc.

Como no teatro, os âncoras, apresentadores e repórteres de TV afivelam – e arrancam no minuto seguinte - as máscaras do riso e da dor, no show de interesses. Já pensou se sorriem num momento “manifestação” e fecham a cara na hora de chamar uma especial com o Neymar? Para desespero do anunciante ou da coordenação de campanha da oposição?!
Vida dura, gente.

Isso ainda vai dar motivo para muitas teses universitárias – sem falar nos espaços políticos e nas entidades profissionais - sobre o acesso de loucura e incoerência formal da mídia brasileira em 2014. E, se nossa grande imprensa fosse realmente democrática, esta cobertura poderia servir de mote para seus futuros programas humorísticos. “Rindo para não chorar”.  Ou, “Chorando para não rir”. Mas, seja qualquer for a versão a predominar no país, a mídia não perderá nada.