Temas

domingo, 1 de março de 2009

Mundo Visual (7)








Ilustrando a imprensa


José Antônio Silva


Algumas ilustrações de amigos e colegas nas redações da vida. (Acervo pessoal deste blogueiro).


Paulo Caruso – Ilustração para matéria sobre caça às baleias. Mais jovens, observar: na época, pré-computação, o tom sombreado do mar foi obtido no caso com a aplicação de uma retícula plástica, colada ao papel, tipo “letra set”. Para o jornal Shopping News/DCI – São Paulo, 1978.


Karpuska – Ilustração intitulada “O vento/imaginação”. Interessante: para reforçar o efeito de terceira dimensão do cachorro, Karpuska desenhou novamente as pernas do cão e colou sobre o desenho de fundo. Para jornal Folha de S. Paulo – São Paulo, início dos anos 80.


Lilita Figueiredo – Ilustração humorística da designer. Detalhismo à bico de pena na capa/corpo do monstro assustado. Para Revista Transe - São Paulo, 1983.


Jaca – Ilustração de Paulo Carvalho, o Jaca, para matéria sobre brinquedos. Como sempre, Jaca parte para perspectivas e ângulos inesperados, viajantes: um Escher pop. Para jornal Diário do Sul – Porto Alegre, 1987.


3 comentários:

Pedro Alice disse...

Ótimas ilustrações. Belo resgate histórico, José. Um abraço!

Kayser disse...

Maravilha!

Arthur Danton disse...

Só discordo do vínculo entre o Jaca e Escher. Para mim, o impacto e a inquietação provocados pela obra do Jaca, tensionada, radical, a situam no âmbito da arte, enquanto o trabalho do Escher está mais na esfera da técnica. O holandês não conceberia algo como o "Necronomicarro".